O pectus excavatum e o pectus carinatum são alterações da formação dos ossos e cartilagens do tórax, que podem ser identificados logo ao nascimento ou durante as fases de crescimento. O pectus excavatum (“peito escavado”) é diagnosticado quando o peito se projeta para dentro, e o pectus carinatum (“peito de pombo”), quando é para fora. Geralmente causam poucos sintomas, a queixa principal é estética.
O tratamento do pectus em graus leves é feito com fisioterapia e correção postural. Os casos mais graves são tratados com cirurgia, podendo ser indicadas as técnicas aberta ou minimamente invasiva (barra de Nuss). O uso de coletes ou dispositivos de sucção (vacuum bell) não são eficazes na maioria dos pacientes, podendo ser utilizados em casos selecionados.
olá, sou francês, não falo muito bem o protuguais, desculpe meus erros, tenho 25 anos e moro em Florianópolis, desde a adolescência tenho um pectus excavatum que me causa muitos problemas na minha vida social e quero para mudar minha situação, gostaria de consultar um especialista em pectus excvatum, se possível
Muito obrigado
Ubaldo